Twelve Stones é um videojogo de aventura que se passa em 1648, num contexto real e verdadeiro, recriado parcialmente pela ficção. Passa-se no “Palácio da Cerca” - reconstruído virtualmente com realismo histórico. Situado no antigo núcleo medieval de Mafra, o antigo palácio foi depois reconstruído num novo edifício maneirista ampliado.
Twelve Stones é um videojogo de aventura que se afasta do passado real. Nem tudo é “verdade histórica”, no entanto, pouco se sabe sobre o Palácio da Cerca, o seu património e os seus habitantes no século XVII. Ficcionalizar sobre tempos nebulosos, respeitando os contextos da época, é por vezes a única forma possível de criar novas interpretações do Passado. Neste sentido, Twelve Stones propõe - seguindo a interpretação do edifício em ruínas e de textos do século XVIII (relatório sobre as obras necessárias) - uma possível distribuição funcional das salas e dos percursos de circulação do palácio. A Twelve Stones pretende refletir o ambiente político e cultural dos tempos da Restauração da Independência Portuguesa em 1640, não só na Europa mas também no império ultramarino (do Brasil ao Japão).