Com o objetivo de esclarecer questões e dúvidas que os utilizadores do site nos colocam com frequência, elaborámos este FAQ.
Última atualização: 13/05/2025
De onde vem o nome DeVuego?
É o nome do projeto-mãe, a DeVuego, de origem espanhola. É a junção de "DeVelopment" (desenvolvimento, em inglês) e "videojuego".
Porquê apenas videojogos portugueses?
A DeVuego PORTUGAL baseia-se na filosofia original do projeto-mãe, a DeVuego, que se centra no videojogo desenvolvido em Espanha, transportando-a para o contexto de Portugal.
Não há qualquer motivação patriótica por detrás do projeto DeVuego. Ele nasce da paixão pelo mundo dos videojogos e da ideia de que a melhor forma de contribuir para este universo é restringir o raio de ação, apoiando aquilo que se faz mais perto de nós.
O que consideram um “videojogo português”?
- Aquele que tenha sido desenvolvido total ou maioritariamente por um estúdio localizado em Portugal.
- No caso de um videojogo criado por vários desenvolvedores individuais sem formarem um estúdio, será considerado português se pelo menos 50% dos criadores estiverem em Portugal.
Que critérios seguem para adicionar um estúdio, empresa, desenvolvedor, etc.?
A nossa missão é incluir tudo o que se faz em Portugal relacionado com o mundo dos videojogos, mas os critérios variam conforme o tipo de elemento:
- Criadores: adicionamos qualquer desenvolvedor português, mesmo que trabalhe para uma empresa estrangeira. Nesse caso, os seus projetos são incluídos à parte, em “Desenvolvimentos externos”. Também adicionamos desenvolvedores estrangeiros que tenham participado em videojogos de empresas portuguesas
- Estúdios: devem estar localizados em Portugal. Existem muitos casos diferentes — estúdios localizados em Portugal que colaboram com outros no estrangeiro, ou que têm criadores fora do país — mas para nós basta que se declarem localizados em Portugal. A partir daí, os seus jogos são considerados videojogos portugueses.
- Empresas: devem ter representação legal em Portugal.
- Editoras: incluímos qualquer editora, portuguesa ou estrangeira, desde que tenha publicado um videojogo português.
- Plataformas, lojas: todas as que tenham um videojogo português no seu catálogo.
- Associações, centros de formação: devem ter representação legal em Portugal.
- Media: todos os media que tenham analisado videojogos portugueses, sejam nacionais ou estrangeiros.
- Prémios: todos os prémios portugueses, e ainda os estrangeiros que tenham distinguido videojogos portugueses.
- Livros: todos os que tenham sido escritos por autores portugueses e publicados em Portugal.
- Eventos: todos os que ocorram fisicamente em Portugal, e também os online organizados por entidades portugueses.
Como posso adicionar ou modificar informação na base de dados?
Existem várias formas:
- Enviar os dados através dos nossos contatos, ou usando os links de “Adicionar ou corrigir informação” disponíveis na maioria das páginas da base de dados.
- Usar os formulários de registo, disponíveis na página principal.
- Registar-te na nossa plataforma MODO:Edição_ e solicitar permissão para editar os teus dados ou adicionar uma nova entidade (pessoa, estúdio, empresa, meio, editora, etc.), podendo assim modificar diretamente a informação.
De onde vêm os vossos dados?
Principalmente das nossas próprias investigações na Internet. Navegamos por sites, redes sociais, fóruns e qualquer outro espaço online que nos permita recolher informação — desenvolvemos uma grande capacidade para encontrar e cruzar os dados que inserimos.
Com o passar dos anos e à medida que o projeto-mãe, a DeVuego, se foi tornando mais conhecido, cada vez mais estúdios, desenvolvedores e outros profissionais da indústria começaram a enviar-nos os seus dados diretamente.
Adicionam os dados automaticamente ou manualmente?
Maioritariamente de forma manual, já que as fontes são muito diversas e não é possível criar uma ferramenta que funcione para todas. No entanto, os registos enviados através dos nossos formulários são incorporados automaticamente, após revisão.
Também desenvolvemos ferramentas para importar automaticamente dados de sites com os quais trabalhamos frequentemente, como as lojas oficiais de várias plataformas. Por exemplo, conseguimos gerar automaticamente fichas completas de jogos importados da Steam, PlayStation Store, Xbox.com ou Google Play, entre outras.
Têm algum vínculo com o Governo ou recebem algum apoio?
NÃO temos qualquer vínculo nem recebemos apoios governamentais. A DeVuego é sustentada financeiramente pelo seu fundador e pelas contribuições dos mecenas no Patreon.
São uma empresa ou estão constituídos legalmente?
Não somos uma empresa, mas em junho de 2023 foi criada uma associação sem fins lucrativos chamada Asociación DeVuego, com o objetivo de permitir o acesso a apoios e tornar possível o lançamento de novas iniciativas no nosso foco principal: a divulgação e apoio ao videojogo espanhol e português.