DeVuego Portugal é a versão portuguesa do DeVuego, projeto espanhol que, através da sua base de dados, blog, podcast e outros ramos do projeto, pretende documentar, investigar, apoiar e divulgar o videojogo criado em Espanha.
O DeVuego Portugal nasce fruto da colaboração entre Yova Turnes, fundador e diretor do projeto DeVuego, e Filipe Veiga e Pedro Pimenta, interessados na preservação, documentação e divulgação do videojogo português, com o apoio da APVP (Associação de Produtores de Videojogos Portugueses), para criar um projeto análogo ao DeVuego espanhol, que se torna público oficialmente em abril de 2025.
DeVuego (de DeVelopment e videojuego) é um projeto fundado no ano de 2013 por Yova Turnes, inicialmente com a intenção de criar uma base de dados de todos os videojogos que tenham sido desenvolvidos em Espanha, com especial ênfase em reconhecer todos os programadores envolvidos na sua criação.
Com o tempo, e o nascimento do seu blog e outros projetos e vias de comunicação paralelas, o seu âmbito de trabalho evoluiu até dar cobertura e apoio ao videojogo espanhol sob diversos pontos de vista:
Como meio de comunicação
O blog, onde se dá cobertura a jogos, notícias, análises, entrevistas e todo o tipo de artigos relacionados com os videojogos espanhóis, seja sob o aspeto puramente lúdico ou sob outros prismas como a indústria ou o desenvolvimento.
Como sítio de consulta e referência
A base de dados da indústria de videojogos espanhóis (BD), que se diferencia das bases de dados de videojogos habituais por incluir - sempre que se conhece o dado - os programadores de cada jogo, recolhendo passado, presente e futuro do videojogo espanhol, além de apresentar estatísticas importantes sobre o estado e evolução do desenvolvimento espanhol de videojogos. Progressivamente, esta base de dados tem vindo a ampliar o seu espectro para acolher todos os protagonistas da indústria, não só programadores e estúdios: empresas relacionadas com o videojogo, associações, centros de formação, pessoas da indústria, etc.
Em junho de 2018, o DeVuego alcançou um acordo de colaboração com a AEVI (Associação Espanhola de Videojogos), principal associação do setor em Espanha, através do qual se tornou parceiro estratégico desta. Este acordo consta inicialmente de um ponto fundamental: a AEVI reconhece o DeVuego como a principal base de dados do setor em Espanha. A partir deste momento, inicia-se uma colaboração constante através da qual o DeVuego é a referência fundamental de dados sobre a indústria de videojogos espanhóis para a AEVI.
O DeVuego foi integralmente concebido, programado e desenhado por Yova Turnes. Um informático de profissão que dedica boa parte do seu tempo livre a levar a cabo projetos na Internet relacionados com os videojogos. Mais informação nos seus perfis: